Casa do Futuro
Tecnologia e sustentabilidade na construção civil

Idioma:

blog
Sustentabilidade28/03/2014

Biblioteca Pública do Estado – BPE

PRIMEIRA BIBLIOTECA VERDE DA AMÉRICA LATINA, BIBLIOTECA PARQUE ESTADUAL SERÁ REABERTA AO PÚBLICO NO SÁBADO

Projeto acompanhado pela Casa do Futuro transformou a antiga Biblioteca Pública Estadual, na Avenida Presidente Vargas, no Centro, em uma construção mais eficiente e sustentável. Instituição deverá ser a primeira biblioteca da América Latina a alcançar a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) ouro, um selo ambiental conquistado por edificações que baseiam projetos e obras nos princípios da sustentabilidade.

Nova Imagem (10)                Nova Imagem (11)
Sustentabilidade vai rimar com cultura na nova Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, a Biblioteca Parque Estadual, que será inaugurada neste sábado, 29 de março. Graças à consultoria da Casa do Futuro – empresa especializada em tecnologia e sustentabilidade na construção civil –, a instituição será a primeira biblioteca verde da América Latina. O acervo de 200 mil livros, três milhões de músicas e 1,2 mil filmes estará guardado em um prédio onde haverá produção de energia elétrica proveniente de fontes renováveis e reaproveitamento das águas das chuvas na irrigação, vasos e mictórios, dentre outras novidades. Em termos práticos, a biblioteca verde reduzirá o consumo de energia elétrica em aproximadamente 28%, e o de água em 45%.
TÉRREO--LEITURA-site
Os custos operacionais de um edifício sustentável são reduzidos de forma significativa. Além disso, são minimizados os impactos ambientais associados à geração e consumo de água e energia – afirma a arquiteta Danielle Garcia, da Casa do Futuro.

A meta do projeto é que a biblioteca obtenha a certificação LEED – sigla em inglês para “Liderança em Energia e Projeto Ambiental” – nível Ouro, concedida pelo United States Green Building Council. A certificação é um selo que atesta a sustentabilidade do empreendimento e garante que tanto o projeto quanto a obra foram realizados visando à alta qualidade dos sistemas implantados; à redução dos resíduos e da poluição, bem como do consumo de água e de energia; à utilização de materiais regionais; e à qualidade ambiental interna.

Segundo a arquiteta da Casa do Futuro, no caso da Biblioteca Parque Estadual, a performance será garantida pela implantação de tecnologias como os painéis fotovoltaicos, que vão gerar uma economia de energia de aproximadamente 50.000 megawatts por ano; o uso de vidros duplos de proteção solar e baixa reflexão, que reduzem em até 52% a entrada de calor; e a instalação de telhados verdes com área total de mais de 2.000 metros quadrados, que vão contribuir para o maior conforto térmico da edificação, além de reduzir o efeito “ilha de calor”, comum em centros urbanos. Além disso, a madeira do piso do salão principal da biblioteca é certificada FSC, que garante o manejo responsável das florestas.

- Outras medidas simples, como o uso de descargas duplo fluxo e de torneiras com fechamento automático, também contribuirão para que a biblioteca seja uma edificação sustentável – explica Danielle.
Toda essa tecnologia será devidamente explicada aos cerca de 1,5 milhões de visitantes que passarão pelo prédio de 15 mil metros quadrados a cada ano. Eles encontrarão totens com informações sobre a estrutura da biblioteca verde e sobre a importância da educação ambiental. Ao longo dos três anos de obra, a Casa do Futuro também cuidou do treinamento e da capacitação tanto dos operários quanto dos funcionários, que, a partir de agora, serão responsáveis pela conservação e manutenção. Projetos de sustentabilidade semelhantes estão sendo implementados pela empresa no Museu do Amanhã, no Centro, e no Museu da Imagem e do Som, em Copacabana.

Visitantes e funcionários da biblioteca vão ser beneficiados diretamente no dia a dia pelo conjunto de ações “ecologicamente corretas” adotadas na Biblioteca Parque Estadual.

- Há pesquisas que comprovam que, em prédios com certificação LEED, a produtividade dos trabalhadores aumenta e o número de faltas diminui – completa Danielle.
Sobre a Casa do Futuro – Criada pelos arquitetos Marcelo Pacheco e Rosana Corrêa, a Casa do Futuro é uma empresa especializada em consultoria e projetos de automação que visam ao aumento da eficiência e à sustentabilidade das construções. Com sede no Rio de Janeiro, a empresa trabalha com os seguintes selos e etiquetagens relacionados à sustentabilidade: Leed, Aqua, PBE Edifica e Qualiverde.

Hoje a empresa conta com diversos clientes, dentre eles grandes empresas que estão construindo novos edifícios preparados para os processos de certificação ou que estão promovendo reformas totais ou parciais em suas edificações, com o objetivo de torná-las mais eficientes, menos dispendiosas e mais condizentes com uma cultura empresarial responsável do ponto de vista sócio-ambiental.

No Rio de Janeiro, são exemplos de grandes projetos que contam com a consultoria da Casa do Futuro na área de sustentabilidade (tanto na fase de projeto quanto na fase de acompanhamento da obra) o Museu do Amanhã e o Museu da Imagem e do Som, que estão sendo construídos na cidade.

Serviço:
BPE – Biblioteca Parque Estadual
Av. Presidente Vargas, 1261
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Horário e dias de funcionamento:
De terça a domingo, das 10h às 20h

Informações para a imprensa:
Leonardo Pessanha – C3 Comunicação
(21) 99603 1717
leonardo@c3comunicacao.com
leonardoc3comunicacao@gmail.com

POSTS RElacionados

Casa do Futuro - Todos os direitos reservados - Copyright 2012

Desenvolvido por ZONAInternet